As tilápias são peixes conhecidos por todos os pescadores. Originária da África encontrou no clima tropical do Brasil um ambiente ótimo para sua expansão, sendo hoje um dos peixes mais pescados e consumidos no país, dado à facilidade de reprodução e sua carne saborosa.
Na Sexta-Feira Santa, dia 19 de abril, quando acontece o 4º Torneio de Pesca na represa Eduíno Sbardellini, os aficionados da pesca, bem como os marinheiros e marinheiras de primeira viagem, que nunca pescaram um peixe, poderão tentar a sorte e ser bem-sucedidos, pois a prefeitura municipal de Vargem Grande do Sul vai soltar nos dias que precedem o torneio, 1.200 kg de tilápias, pesando entre 800 g e 1 kg.
São peixes que poderão ser pegos com a tradicional massinha, vendida nas casas de pesca da cidade. Também podem ser fisgadas no bichinho, na minhoca e no milho. No dia, algumas lojas de pesca deverão distribuir massinha aos pescadores presentes.
A novidade deste ano é a patinga, peixe híbrido, bom de briga, que vem do cruzamento do pacu com a pirapitinga da Amazônia, podendo passar dos 20 kg. A prefeitura adquiriu 300 kg de patinga, pesando entre 1,5 kg a 2 kg, que serão soltas na represa. Ela pode ser pega na massa, salsicha, mortadela, ração na pinga, fígado, guelra de tilápia, dentre outras.
Paralela à pesca, as pessoas que forem à represa do Rio Verde na Sexta-feira Santa, encontrarão um ambiente gostoso, com muitas famílias, parque para as crianças brincarem, congraçamento e diversão.
Como á hábito comer peixe na Sexta-Feira da Paixão, um dos motivos que levou a administração municipal a realizar a compra dos peixes e o torneio, foi poder propiciar principalmente às famílias de baixa renda, pegar um peixe e garantir o seu almoço.
Segundo informações do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, o início do torneio será às 7hs e o término às 11hs. As pessoas que forem de carro poderão estacionar no local e ficar aguardando. Não será permitido o início da pesca antes do horário. Como no ano passado, haverá sorteio de vários brindes oferecidos pelas empresas da cidade e premiação para quem pegar o maior peixe, a maior quantidade, a melhor estória de pescador, a maior diversidade de peixes e o melhor traje de pescador ou pescadora. Poderão concorrer os pescadores nas categorias mirim, jovem, mulher, homem e melhor idade.
A pesca é aberta a todos os presentes, não precisando de carteirinha, mas os pescadores terão de seguir algumas regras, como utilizar até três varas de pesca simples, com um anzol e até dois molinetes ou carretilhas. Poderão levar equipamentos de conforto (banco, cadeira, guarda sol) e será permitido o uso de iscas naturais ou artificiais. Não será permitido o uso de forquetes, espinhéis e pesca no rela, ou na passada usando forquetes ou mais anzóis. O pescador poderá fazer uso moderado de ceva do tipo ração animal.
A administração municipal pede que todos respeitem e não pesquem esta semana na represa, devido aos preparativos do torneio. A Guarda Municipal fará intensa fiscalização nos dias e noites em que preceder a pescaria, durante a soltura dos peixes e se alguém for pego pescando, será autuado.