O Conselho Tutelar de Vargem Grande do Sul esteve na feira municipal no último domingo, dia 19, promovendo uma campanha contra a pedofilia. Estiveram presentes os conselheiros Lúcia Helena Teixeira Cachola, Luís Antônio Calixto, Marcela Bucci e Célia Fonseca.
Em conversa com a Gazeta de Vargem Grande, a conselheira Lúcia falou que a importância desta campanha é conscientizar a população sobre o abuso sexual entre crianças e adolescentes, e o que mais assusta é que os abusadores são pessoas próximas as vítimas, muitas vezes os próprios familiares. As crianças e adolescentes por vergonha ou por ameaças não contam os abusos.
Sobre o encaminhamento que o órgão realiza nestes casos, ela relatou que o Conselho Tutelar após receber as denúncias de pedofilia, investiga os fatos para saber se é verdadeiro. Os conselheiros levam a criança para passar por consulta médica, registram um boletim de ocorrência para que seja realizada uma perícia médica, a qual é encaminhada ao Ministério Público para que as providencias cabíveis sejam tomadas.