Leo Fortunatti/Motor1
O Kia Cerato já teve seu auge. Entre 2009 e 2013, o sedã médio coreano se destacava por custar o preço de um Honda City e ter porte equipamentos de Civic e Corolla. Mas diversos fatores, como taxas de importação e impostos, acabaram tirando esta vantagem do Cerato, que ficou ainda mais distante dos rivais quando a terceira geração chegou mais cara e mantendo o motor 1.6.
Agora, a quarta geração chega ao Brasil num momento agitado para o segmento. O Corolla acaba de estrear na décima segunda geração, o Civic ganhou leve reestilização na ainda atual décima geração e o Cruze atualizou o estilo e estreou internet a bordo. Além deles, o Jetta ainda é novidade e vem crescendo nas vendas. Diante desta turma, a Kia espera emplacar 1.500 unidades do novo Cerato até o fim deste ano.
O novo Cerato ficou estiloso e bem mais atraente que o anterior, até com certa esportividade. Pena que no Brasil as rodas de 16″ são a única opção mesmo na versão SX, a topo de linha avaliada, escolhidas em prol do conforto (Corolla, Civic e Jetta têm aros 17″). O destaque fica para os faróis com DRL em LEDs (mas com iluminação halógena) e as lanternas também em LEDs, com a estranha decisão de colocar as luzes de indicador de direção e de ré no para-choque – totalmente expostas a pequenos impactos em manobras, por exemplo.
O carro está maior. São 80 mm a mais de comprimento, mas os mesmos 2.700 mm de entre-eixos do Cerato anterior. O ganho está no porta-malas, agora com 520 litros ante os 421 de antes. O motor deixa de ser o 1.6 e passa ao 2.0 que conhecemos, com 167 cv e 20,6 kgfm de torque, ligado ao mesmo câmbio automático de 6 marchas.
O Cerato ficou mais dinâmico. Mesmo apostando em um motor 2.0 aspirado enquanto seus oponentes caminham para a era turbo ou, pelo menos, injeção direta, a marca coreana estava confiante em seu produto a ponto de coloca-lo neste ambiente não muito comum para um sedã médio familiar.
O modelo mostra grande evolução na cabine, com acabamento digno de seus oponentes e uma posição de dirigir bem melhor, casada com um volante de três raios e pedaleiras de alumínio que remetem mais uma vez a uma certa esportividade. Um seletor de modos de condução – Eco, Comfort e Smart, esta última variando para o Sport quando o câmbio está no modo manual – completa o conjunto, com as aletas para trocas de marchas atrás do volante.
Os números de consumo não são animadores. Como referência, os dados do Inmetro para o Cerato são de 6,5 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada (etanol), e 9,6 km/l e 13,1 km/l com gasolina, respectivamente.
Valores
A versão de topo SX, tabelada sai a R$ 104.990. Destaque para os controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, seis airbags, sistema multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, ar-condicionado de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento, partida por botão e abertura de portas com chave presencial. São cinco anos de garantia, como tradição na Kia (agora também o Corolla oferece o mesmo tempo de cobertura).