Reeleito presidente do Conderg, Amarildo fala sobre projetos

Amarildo e Leonardo, prefeito de Tambaú

O prefeito de Vargem, Amarildo Duzi Moraes (PSDB) foi reeleito para seu terceiro mandato consecutivo para presidir o Consórcio de Desenvolvimento da Região de São João da Boa Vista (Conderg), órgão composto por 15 cidades, que administra, o Hospital Regional de Divinolândia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da região.
Realizada no dia 12 de fevereiro, a eleição contou com a participação dos 15 prefeitos e prefeitas das cidades que fazem parte do consórcio: Vargem, Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Divinolândia, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú e Tapiratiba.
Em entrevista à Gazeta, Amarildo lembrou que o mandato do presidente do Conderg é de 2 anos e que ele já havia sido reeleito em 2019. “Portanto, estávamos à frente da instituição há 4 anos. Não tínhamos interesse em participar da eleição, pois acreditávamos que era hora de outro prefeito ou outra prefeita assumir”.
Entretanto, Amarildo disse que houve um movimento de prefeitos da região para que ele lançasse novamente a sua candidatura à presidência do Consórcio. “Relutei, mas fui convencido pela maioria dos prefeitos a dar continuidade ao trabalho. Mesmo sem fazer campanha, recebemos o apoio de 10 dos 15 prefeitos e prefeitas”, disse Amarildo, que tem como vice-presidente, o atual prefeito de Tambaú, Leonardo Spiga Real.

Redução da dívida
Em 2017 a dívida do Conderg ultrapassava R$ 15 milhões e Amarildo contou à Gazeta que esse valor foi reduzido. “Conseguimos, com muito trabalho, diminuir essa dívida para próximo de R$ 10 milhões, além de conseguimos diversas emendas de deputados para aquisição de equipamentos, recuperação de algumas estruturas físicas do consórcio, bem como recursos para reduzir a fila de algumas especialidades”.

Projetos
“O Conderg, na minha modesta opinião é uma ferramenta importantíssima para o desenvolvimento da saúde na região”, avaliou Amarildo. “Foi necessário tomarmos decisões duras em relação ao modelo de gestão que existia, cortando gastos e otimizando recursos humanos, agora precisamos dar um passo adiante, e vamos iniciar propondo na sexta-feira, dia 26, ao Conselho de Prefeitos para que o consórcio possa também fazer gestão da saúde dos municípios que tenham interesse”, informou, falando sobre reunião prevista para ser realizada ontem.

Mutirões
O prefeito destacou ainda que entre os projetos estão a continuidade dos mutirões de consultas, procedimentos e cirurgias, onde os municípios poderão reduzir suas filas de espera nas especialidades atendidas no consórcio, a exemplo do que vem fazendo Vargem Grande do Sul, com cirurgias de catarata, blefaroplastia, pterígio e cirurgias gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui