A Rede Municipal de Ensino retomou as aulas presenciais, de forma gradual, na última terça-feira, dia 11. A Prefeitura Municipal publicou no dia 7, um decreto que permitia e regulamentava este retorno. De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Prefeitura, Renata Taú, a retomada do ensino presencial começou para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Ela pontuou que, como prevê o Plano São Paulo e o Plano Municipal de Retorno às Aulas, esta primeira fase ocorrerá com a participação de até 35% de alunos por dia na escola. Assim, o aluno irá para a aula presencial a cada dois dias.
“Desta forma, as turmas foram divididas de modo a não superar esta porcentagem, com base no ensino híbrido. Na prática, a criança irá um dia para a aula presencial e dois dias fará as atividades de modo remoto em casa. Só poderão frequentar diariamente até 35% do total de alunos da sala. Como as nossas salas de aulas não são numerosas, a média diária de alunos por sala fica em torno de 6 a 8 crianças”, explicou.
A diretora informou como o desempenho dos alunos será avaliado e como o conteúdo está sendo revisado pelos professores. “Desde o início do ano letivo, com as atividades remotas, os professores estão trabalhando com a revisão de conteúdo. Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, todos os alunos foram chamados presencialmente nas escolas, de forma escalonada, para realizarem uma Avaliação Diagnóstica. A partir dos dados destas avaliações é que os professores irão retomar os conteúdos que ainda exigem maior atenção e dar continuidade aos novos conteúdos deste ano letivo”, disse.
Para Renata, não há como negar que ficar mais de um ano fora do ambiente escolar acarretou prejuízos educacionais a todos os alunos. “Sejam eles crianças, adolescentes ou jovens. Embora as escolas e os professores não tenham medido esforços para atender da melhor forma os alunos, com as aulas remotas e as diversas estratégias possíveis, a aula presencial, a troca entre professores e colegas é que faz o ensino acontecer de forma adequada”, comentou.
Segundo relatou, para sanar essa defasagem, a Educação está fazendo o uso do currículo contínuo, que permite que habilidades e conteúdos que não puderam ser contemplados em 2020 ou que precisam ser aprofundados, sejam retomados durante este ano. “Ofereceremos também aos alunos o reforço escolar mais intenso do que de costume, principalmente para os alunos que mais necessitarem desse apoio. Há ainda o atendimento online aos pais e alunos para tirar dúvidas ou fornecer maiores orientações sempre que necessário”, contou.
“Não mediremos esforços para ofertar aos nossos alunos todo o apoio, recursos e estratégias que nos forem possíveis para que todos possam recuperar sua aprendizagem e que a equidade educacional aconteça em todas as nossas escolas”, finalizou.
Fotos: Prefeitura