Usuários têm perfil do Instagram hackeado e golpistas “vendem” itens

No perfil de Douglas, uma TV foi anunciada. Fotos: Arquivo Pessoal

Um novo golpe cibernético vem dando o que falar e fazendo cada vez mais vítimas. Nesta modalidade, além de invadir contas da rede social Instagram, os criminosos estão se passando pelo usuário para anunciar a venda itens, como móveis e eletrodomésticos por preços muito baixos, que nunca são entregues. Pelo golpe, o estelionatário lucra em cima de quem acredita na oferta e paga antecipadamente.
Desde novembro, casos assim vem tomando força e os usuários sofrem danos. Em Vargem Grande do Sul, várias pessoas já foram vítimas do golpe, como Douglas Fiorette. Ele contou que no dia 3, quando entrou na rede social, apareceu uma mensagem ‘aviso de conta’ e clicou em ‘ok’. “Fui para casa e, após uns 10 minutos, um amigo ligou perguntando se eu tinha uma TV para vender. Eu disse que não e ele me mandou o print do meu perfil, com a TV no meu Instagram. Nisso, fui tentar o acesso e já não consegui mais”, explicou.
Conforme relatou, a conta só foi recuperada quase uma semana depois, no dia 9. “O que acontece quando você tenta e não consegue entrar no perfil é que eles trocam a senha, aí você pede ajuda e tem a opção ‘encaminhar código por SMS’, mas lá só aparece os quatro últimos números do celular. No meu caso, o meu número termina com 2800 e o que aparecia lá era 0028. Porém, na hora você fica nervoso e acaba deixando passar, então toda vez que eu pedia o código, ele não vinha pra mim”, contou.
A quem ainda não teve a conta recuperada, Douglas informou como conseguiu. “Depois de dois dias eu vi que o celular estava errado e cadastrei o meu correto, aí chegou o código. Só que depois de inserido, pedia um código de oito dígitos que eu não tinha acesso por ser o código de dois fatores que quem invadiu tinha feito. Só que nessa página você tem opções na parte de baixo, aí você clica em ‘obter mais ajuda’, onde pode optar por ‘minha conta foi invadida’”, disse.
“Após, você clica na próxima página, onde vai perguntar se tem fotos suas na sua página, aí você clica em sim, digita um e-mail seu, aí vai pedir reconhecimento facial, você faz, entra no e-mail e aí lá você entra na sua conta, troca a senha e a recupera. O procedimento é fácil depois que pega o jeito”, completou.

Outro caso

Solange ainda não conseguiu recuperar sua conta


Solange Bovo foi vítima do mesmo golpe no dia 2 de novembro e até hoje, quase um mês e meio depois, ainda não conseguiu recuperar sua conta. “Eu estava mexendo no meu Instagram e recebi uma mensagem de um restaurante dizendo que eu havia ganhado um jantar e eu acreditei que fosse verdade. Pediram para eu responder algumas perguntas e eu fiz, tudo pelo aplicativo, achando que eu realmente pudesse ter ganho o jantar”, contou.
Após responder as perguntas, Solange foi almoçar e, apenas depois de um tempo voltou para acessar a rede social. “Resolvi mexer no Instagram para ver se tinha alguma resposta do restaurante e, nisso, ele não entrou mais. Quando eu disse que tinha acontecido algo com o meu perfil, meu namorado e minha filha tentaram entrar e não conseguiram. Pedi para entrar no meu perfil pela página deles e conseguiram, foi quando vi que já estavam postando um monte de coisa, vendendo muita coisa. Foi quando eu percebi que tinha sido hackeada”, relatou.
Ela comentou que não sabe se, de fato, foi hackeada pelas perguntas que respondeu do restaurante, no entanto foi a única pessoa que ela conversou. “Porém, imagino que o restaurante também tenha sido hackeado e que, através dele, estavam falando comigo para me hackear. Aí eu vi que tinha perdido minha conta, eu tentei fazer de tudo, respondi senha, tentei entrar de todas as formas que possa imaginar e não consegui acessar mais nada”, disse.

Prejuízo
Nisso, os golpistas continuavam “vendendo” mercadorias em sua página. “No final do dia, uma amiga entrou em contato comigo depois de já ter feito o Pix da compra de um celular de R$ 3 mil e não tinha o que fazer. Corri atrás, fui na Delegacia de Polícia Civil para fazer boletim de ocorrência e o escrivão disse que não tinha como fazer, que eu tinha que tentar fazer através da minha conta do Instagram, mas eu não consegui porque não tinha acesso a conta”, explicou.
“Aí começou as dores de cabeça, gente procurando para saber se era realmente eu, se eu tinha vendido, o que faltava vender, se podiam ver o que mais eu tinha, o que estava faltando. Foi uma tortura, uma coisa horrorosa que eu não desejo pra ninguém porque eu sofri muito com isso, inclusive fiquei tão nervosa que perdi a fome, não estava dormindo direito e a cada dia, mais e mais pessoas estavam me procurando”, completou.
Solange contou que postou em sua página da rede social Facebook e pediu para que todos que conseguissem entrar em seu perfil, ir na primeira foto e comentar que era fraude. “Isso para ninguém mais comprar, ninguém mais cair no golpe. Comecei a postar no meu Facebook e no story e no meu status do WhatsApp. Todos os dias, de duas a três vezes no dia, fazendo postagem avisando, pedindo pra um avisar o outro que aquilo era uma fraude, que era bandido”, finalizou.

Cuidados
Em nota, o Instagram alegou que disponibiliza recursos de segurança para ajudar a proteger os usuários de invasão de contas, como ‘autenticação de dois fatores’ e ‘atividade de login’, além de diferentes caminhos para a recuperação, disponíveis na Central de Ajuda.
Foi recomendado ainda que as pessoas desconfiem de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado e que denunciem através do aplicativo publicações e contas que considerarem suspeitas.

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