Carmen Miranda (Maria do Carmo Miranda da Cunha)
Pseudônimo: A pequena notável
Nascimento: 09/02/1909 – Marco de Canaveses (Portugal)
Morte: 05/08/1955 – Beverly Hills (E.U.A)
Atividades: cantora, dançarina e atriz
Carmen Miranda, portuguesa de nascimento e brasileira de criação, foi a primeira mulher a assinar um contrato com a rádio no Brasil. Com seu estilo único e talento para a música e sua atuação, conquistou outros países; fixou morada nos Estados Unidos e chegou a ser a mulher mais bem paga de Hollywood, além de ser a primeira sulamericana com uma estrela na calçada da fama.
Em 1929, foi apresentada ao compositor Josué de Barros, profissional que a inseriu em teatros e clubes.
A partir de 1930, Carmen Miranda entrou de vez no mundo da música, cantando na rádio sociedade, seu sucesso veio com a marcha-canção “Pra você gostar de mim”, mais conhecida como “Taí”, escrita por “Joubert de Carvalho.”
Em 1936, ganhou as telonas com: “Alô, alô carnaval”, filme que proporcionou à cantora, dueto com sua irmã Aurora Miranda, na conhecida cena da música: Cantoras da Rádio.
A fantasia de baiana foi adotada pela cantora e atriz em 1939 no filme “Banana da terra” com quem interpretou “O que é que a baiana tem”, de autoria de Dorival Caymmi.
Principais músicas: “Taí”, “Balancê”, “Mamãe eu quero”, “Camisa listrada”, “Tico tico no fubá”, “No tabuleiro da baiana”, “Adeus Batucada” (de 1935, composição de Synval Silva), “Touradas em Madrid” e “Chica chica boom” (música do filme “Uma noite no Rio”).
Aonde estiveres, a M.P.B agradece
Salve Carmen Miranda
Fonte: Brasil escola
Dr. Raul Rodrigues Baía Filho