46ª Romaria foi um sucesso

Realizada no último domingo, dia 30, a 46ª Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana reuniu mais de mil cavaleiros e um público de milhares de pessoas que acompanharam o desfilar dos romeiros, carros de bois e charretes. À Gazeta de Vargem Grande, Márcia Iared, diretora de Cultura e presidente da Comissão Organizadora, junto do vice-presidente Luís Carlos Prates, escreveu sobre o evento:
“A Romaria saiu na mais absoluta ordem, no horário previsto, logo após a bênção do padre Paulo do São Joaquim e Padre Hélio acompanhando no trio elétrico da abertura. A cavalo, junto com os cavaleiros, seguiu o padre Carlos Eduardo que também deu a bênção no palanque e na tradição do beija fita, a bênção na Aparecida do padre Antônio e padre Gilberto. 10 Carros de boi, vindos de Ipuiuna (MG), tradição que passa de pai para filho, com uma verdadeira boiada de 108 bois, que foram cangados na igreja de São Joaquim, como se faz tradicionalmente logo após o enfeite dos carros e a colocação das imagens de Sant’ Ana, Aparecida, São Jorge, Santo Antônio e Santa Filomena.
O número expressivo de participantes fez durar três horas a procissão montada. Havia considerável número de comitivas de haras e fazendas, alguns deles já antigas frequentadoras da Romaria. Notória e expressiva a participação feminina e de crianças que conduziam sozinhas e com segurança os seus animais.
Ao transpor o viaduto da SP-315 a Romaria atravessa o bairro de Sant’Ana, nossa padroeira para chegar a igreja de Aparecida construída pelo padre Donizetti para a tradicional e antiga cerimonia do beija fita no cruzeiro ali implantado na primeira romaria há 47 anos, com as bênçãos do padre Antônio e padre Gilberto.
Como sempre, a região do beira rio, onde ela desfila mais bonita, foi recepcionada por grande público que habitualmente a espera naquele lugar onde os tropeiros faziam suas paragens. No palanque alternativo, durante a espera do grande momento, a vargengrandense Débora Tortello e banda, uma bela voz vargengrandense, encantou o público presente.
No apontar dos estandartes precedidos pelos batedores da GCM na Rua do Comércio, já se podia notar a emoção do público presente nas arquibancadas e nas adjacências. A emoção se intensifica na belíssima interpretação de Alessandra Araújo a uma composição dedicada a Padroeira pedindo pela benção dos cavaleiros diante dos estandartes carregados pelos mais tradicionais romeiros.
A emocionante presença de 10 carros de bois de Minas Gerais, fazendo referência a importância tradicional deste transporte no início do desenvolvimento da nossa vila e cidade, onde tinham principal papel transportar o nosso café intensivamente da colheita até as estações de ferro mais próximas.
Já a beleza vargengrandense foi representada pela Rainha, Princesas e Madrinhas do Peão. Um dos carros temáticos trazia a figura ilustre de Dom Pedro I e Dona Leopoldina fazendo referência aos 200 anos da Independência, no próximo 7 de setembro. Outra referência histórica foi o carro de boi que homenageou o centenário de emancipação de Vargem Grande do Sul, ocorrido no dia 24 de fevereiro do corrente ano, momento histórico em que Vargem Grande posteriormente do Sul se transformou em munícipio.
Carroças e charretes coloridas prosseguiam em grande número até que apontam as centenas e centenas de cavaleiros com seus animais de todas as raças, grande destaque pelas comitivas perfiladas de mulas traiadas no seu perfeito desfilar. Muitas comitivas representando cada uma das cidades presentes anunciadas pelo locutor Biscoito.
Às 14h30 encerrava a Romaria, com a bênção do padre Antônio Carossi erguendo nas mãos a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, protetora dos cavaleiros.
Os participantes receberam seus troféus no palanque posicionado antes da dispersão da Romaria. Grande número ainda permaneceu na praça da matriz durante a tarde, enquanto a maioria se dirigia a represa onde os romeiros foram recebidos e seus animais embarcados.
As 15h, após a dispersão deu-se início na represa lotada por um público, talvez um dos maiores já registrados, para o show da renomada dupla Fiduma e Jeca que se apresentou inclusive para muitos fãs que vieram de toda a região.
Na avaliação de Márcia Iared e Luís Carlos Prates, presidente e vice-presidente da comissão organizadora, representando todos da comissão, esta foi com certeza uma das mais belas e organizadas romarias de Vargem Grande do Sul.
A diretora de cultura agradece profundamente ao prefeito Amarildo Duzi Moraes pela confiança e a todos os departamentos envolvidos em especial aos funcionários do departamento de cultura e a comissão que se desdobrou também nas demais tarefas que esse complexo evento exige.
Um agradecimento em especial a GCM, policiais, seguranças e meios de comunicação aqui representados pela Gazeta de Vargem Grande portadora do histórico de todas as romarias de Vargem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui