Formado em 2019, o Arbítrio Arte é um grupo de teatro amador com atividades gratuitas sem fins lucrativos, em Vargem Grande do Sul. As primeiras atividades ocorreram quando a idealizadora e responsável pelo grupo, Tânia Cristina Soares, professora de educação infantil e atriz amadora, reuniu um grupo de pessoas para produzir a montagem de um espetáculo, que foi apresentado em um Festival de Teatro Amador.
À Gazeta de Vargem Grande, Tânia contou que o grupo teve suas atividades interrompidas durante o período da pandemia da Covid-19 e, atualmente, divide-se em dois subgrupos separados por idade: um com 20 membros, entre adolescentes e adultos, e o Arbítrio Arte Kids, formado por 10 crianças, entre 6 e 11 anos. Os encontros acontecem aos domingos à tarde, na Escola de Música Manoel Martins.
A responsável informou que Arbítrio Arte tem como identificação e inspiração genuína o Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. “Pretendemos dedicar-nos ao estudo e produção de peças voltadas para o teatro social, com a finalidade de sensibilizar e provocar reflexões acerca da realidade que nos cerca, além de levar a Arte Teatral até onde pudermos alcançar de forma gratuita e, preferencialmente, àqueles que têm menor contato e dificuldade de acesso a este tipo de Arte”, disse.
As atividades do grupo foram retomadas em julho deste ano e, em outubro, os ensaios começaram a ser realizados na Escola de Música. Anteriormente, a casa de Tânia era o palco das histórias.
Desde que os ensaios voltaram a ser realizados, de acordo com Tânia, o grupo adulto tem trabalhado com um projeto de estudo compartilhado sobre alguns autores consagrados da dramaturgia brasileira e mundial. “Tendo, por fim, escolhido cinco deles para iniciar nosso trabalho de experimentação teatral. A conclusão deste projeto ocorrerá em dezembro no formato de festival interno: o nosso primeiro Festival Interno de Cenas Curtas Arbítrio Arte (FICCAA)”, relatou.
“No Festival, serão apresentadas pelos atores amadores cenas curtas de obras dos dramaturgos Ariano Suassuna, Henrik Ibsen, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos e William Shakespeare. E, aproveitando para oportunizar aos atores amadores a experiência de júri, as cenas passarão por apreciação de três jurados. Será nossa primeira exibição pública, os convites gratuitos serão disponibilizados em breve”, completou.
Aqueles que quiserem conhecer um pouco mais do trabalho do grupo, basta acessar e seguir a página na rede social Instagram, buscando por @arbitrioarte. Para mais informações sobre o grupo e como participar, o WhatsApp (19) 97137-2588.
“Gostaríamos de aproveitar a oportunidade para agradecermos a atenção e o estímulo que temos recebido da Diretora da Cultura Dona Márcia Ribeiro Iared desde o início das nossas atividades em 2019”, agradeceu Tânia.