A campanha Papai Noel dos Correios 2022 foi lançada no interior do Estado de São Paulo no dia 17 de novembro e, desde então, mais de 75 mil cartas estão disponíveis para adoção em todo o país
Padrinhos e madrinhas devem acessar o Blog Noel, pelo link https://blognoel.correios.com.br/ para adotar uma ou mais cartinhas e, assim, ajudar a tirar os sonhos de milhares de crianças do papel.
Os pedidos das crianças incluem brinquedos como bolas e bonecas, até calçados e material escolar. Em 2021, mais de 150 mil cartas foram adotadas. Em 33 anos, a campanha já atendeu mais de seis milhões de cartas.
Como adotar
Para adotar, é simples e fácil. Basta acessar o blog da campanha. Na página, é preciso clicar em “Adoção On-line” e seguir os passos. Será necessário escolher a localidade para visualizar as cartinhas disponíveis em cada cidade.
Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartinhas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas no blog. E para que a empresa possa acompanhar as adoções e as entregas dos presentes, os padrinhos devem cadastrar o CPF ou CNPJ.
Entrega dos presentes
O prazo para adotar as cartinhas e entregar os presentes é até 16 de dezembro. Os presentes devem ser entregues presencialmente nas agências dos Correios indicadas no blog na localidade onde as cartas foram adotadas. Os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha.
Toda a sociedade pode participar dessa grande corrente de solidariedade, que há três décadas une a capacidade logística dos Correios, dos empregados da estatal, voluntários, padrinhos e madrinhas para atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo.