O artista João Paulo Martin Ramos, de Vargem Grande do Sul, vem encantando a população com os seus desenhos para lá de realistas. Filho de José Luís Ramos e Marilsa Martin Ramos, além de desenhista, ele trabalha no Centro de Especialidade Médica (CEM).
À Gazeta de Vargem Grande, João Paulo contou que praticamente nasceu fazendo rabiscos, mas se aprofundou e começou a desenhar profissionalmente em 2013, quando a vontade de seguir na profissão falou mais alto. “Desenhar é mais que um hobby para mim. É algo que faz eu me sentir bem comigo mesmo, como alguém tomando chá ou café”, disse.
O artista contou que costuma colocar a criatividade no papel aos finais de semana ou enquanto o sono não vem. “A inspiração para desenhar vem como uma brisa de outono, a estação traz consigo a transição do verão e o inverno. É assim que me sinto no momento em que estou desenhando, transformando lápis e folhas em branco em obra de arte, assim como é a natureza”, comentou.
Apenas João Paulo desenha em sua família e o talento, no entanto, é natural. “Assim como os amantes são apaixonados, a habilidade de desenhar veio da vontade e do querer, sem estudo ou algo mais”, pontuou.
Ele contou ao jornal que suas preferências para desenho são casas, paisagens, animais, veículos e, principalmente, pessoas. Na sexta-feira, dia 6, o artista visitou o gabinete do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) e o presenteou com um quadro.
Em uma publicação, o prefeito comentou sobre o presente. “Fui presenteado pelo João Paulo com uma representação fotográfica, ou seja, uma foto minha feita a mão utilizando basicamente um lápis. Ele me mostrou também um álbum de desenhos realistas feito por ele de artistas famosos, animais e também caricaturas. Fiquei impressionado com o trabalho, com a retratação da realidade dos desenhos e principalmente a humildade desse jovem artista. Ele realmente possui um dom para o desenho realista que merece ser conhecido, o desenho ficou perfeito”, disse.
João Paulo faz trabalhos para venda e aceita encomendas pelo WhatsApp (19 99166-0406 e pelo instagram @jhonny_ramos_graphiteart. O artista contou que está estudando para dar início a uma oficina de desenho em breve.
Muito bom saber de conterrâneo com habilidades artísticas.
Saudades das aulas da Professora Beatriz Defácio Payão Correa Leite, no Fleming.