A chuva que atingiu Vargem Grande do Sul na tarde da terça-feira, dia 7, provocou pontos de alagamento em vários bairros. De acordo com a Defesa Civil, choveu 45 milímetros em uma hora.
Durante a chuva, a Rua São Jorge, na Vila Santana, em frente à Associação Comercial e Industrial (ACI), ficou inundada e atrapalhou a passagem dos motoristas.
A Rua Ivo Rodrigues, no Jardim Paraíso I, também ficou bem alagada. Até às 18h30, os moradores e trabalhadores daquela região ainda encontravam dificuldade para passar no local. À Gazeta, Michel Camillo, proprietário da empresa Prime Estudio Automotivo, relatou que a rampa do local tem 1,20 metro em relação à rua e que faltou cerca de 15 cm para a água chegar na porta.
A várzea existente entre o Jardim Morumbi e o Jardim São Joaquim acumulou grande volume de água.
O diretor do Departamento de Segurança e Trânsito e responsável pela Defesa Civil, Rogério Bocamino, informou que a GCM atendeu uma ocorrência de uma árvore que caiu em uma garagem na Cohab 6. Felizmente, a queda não causou danos.
A GCM também foi solicitada em alguns pontos de alagamento, sendo as ruas Floriano Peixoto, Dr. Moacir Troncoso Peres, Ivo Rodrigues e São Jorge. “Todos os problemas foram resolvidos e a árvore foi cortada”, disse.
Ele explicou que alguns danos causados no pavimento asfáltico já estão sendo reparados pelo Departamento de Serviços Urbanos e Rurais (DSUR).
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vargem entrou em uma área de alerta de perigo de tempestade que seguiu até a manhã da quinta, dia 9.
De acordo com o Inmet havia riscos de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
A noite de quinta, dia 9, trouxe outra forte chuva à cidade. O Rio Verde, próximo à Rua Ivo Rodrigues, quase transbordou. A GCM e a ambulância rondaram o local, a fim de conter os possíveis danos. A Rua São Jorge alagou novamente, impedindo a passagem de carros e pedestres.
Na tarde de sexta, dia 10, a cidade recebeu outra chuva forte. No São Luís, as ruas próximas ao Rio Verde, acumularam grande quantidade de água.
Foto: Arquivo Gazeta