O poder do WhatsApp como ferramenta de conscientização e cidadania

Reinaldo Ricchi Jr.

Os recentes ataques a escolas em várias regiões do Brasil demonstram que muitos adolescentes estão consumindo conteúdos perigosos na Internet, especialmente no WhatsApp, TikTok e Twitter. Essa realidade pode ser gradativamente transformada através de estratégias de conscientização que apresentem conteúdos saudáveis, orientados para a cidadania e o desenvolvimento profissional, principalmente através do WhatsApp, que é o aplicativo mais utilizado no Brasil [1].

O WhatsApp nasceu como uma simples alternativa ao SMS dos smartphones, mas atualmente oferece suporte ao envio e recebimento de uma variedade de mídias: textos, fotos, vídeos, documentos, localização e chamadas de voz. Mais de dois bilhões de pessoas em mais de 180 países utilizam esse aplicativo como a principal ferramenta de comunicação. A origem de seu nome está associada à expressão inglesa “What’s up?”, que pode ser traduzida como: “E aí?” [2].

A aplicação do WhatsApp como ferramenta educacional está despertando o interesse das pesquisas científicas, pois muitos alunos e professores o utilizam intensamente no processo de aprendizagem, com resultados muito positivos. No entanto, é muito importante que os tutores com a adequada visão sistêmica façam parte desse processo, para manter o foco nos conteúdos relevantes e evitar distrações em redes sociais, por exemplo. É preciso transmitir aos alunos a mensagem de que a utilização dos smartphones deve ser canalizada para realidades construtivas, e a qualificação profissional é, talvez, a principal delas [3].

As principais vantagens de utilizar o WhatsApp como ferramenta educacional são: comunicação eficaz, fácil de usar, desperta o prazer de utilizar o smartphone e permite que a assimilação dos conceitos apresentados seja muito eficiente. Essa eficiência ocorre, principalmente, através da combinação entre imagens e textos [3]. 

No Brasil, o WhatsApp está instalado em cerca de 99% dos smartphones, demonstrando o seu grande poder de comunicação. Se for utilizado com foco, clareza e método, ele pode colaborar profundamente para a formação de capital humano altamente qualificado, que é uma das necessidades mais urgentes do País. A combinação entre imagens e textos no WhatsApp é uma das estratégias educacionais mais poderosas da Internet, pois estimula a rápida absorção dos conteúdos, que é realizada através do prazer de interagir com o smartphone [4]. 

É muito importante ressaltar que os alunos estão precisando urgentemente de alternativas para os conteúdos nocivos e violentos que são diariamente propostos, principalmente nos vídeos do TikTok e nas publicações do Twitter. Os alunos aprendem muito mais quando sentem prazer no processo de aprendizagem: canalizar corretamente esse prazer que todos nós temos para conteúdos saudáveis e construtivos é, talvez, o principal desafio do nosso tempo. 

Referências 

[1] https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/

[2] https://www.whatsapp.com/about

[3] https://www.researchgate.net/publication/355812161_WHATSAPP_AS_A_LEARNING_TOOL_DURING_COVID_-19_PANDEMIC_ADVANTAGES_AND_DISADVANTAGES/fulltext/617fe6d2a767a03c14dd6119/WHATSAPP-AS-A-LEARNING-TOOL-DURING-COVID-19-PANDEMIC-ADVANTAGES-AND-DISADVANTAGES.pdf?origin=publication_detail

[4] https://dotgroup.com.br/solucoes-e-servicos/cursos-via-whatsapp/

Reinaldo Ricchi Jr é formado em Química pela Unicamp onde também desenvolveu os projetos de mestrado e doutorado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui