O conceito de “E-Learning” (EL) pode ser traduzido como aprendizagem eletrônica, que, por sua vez, está inserida nos contextos da transformação digital, dos cursos EAD e da aprendizagem contínua. O EL apresenta muitos benefícios para o futuro da educação, desde a educação básica até os treinamentos corporativos para empresas [1].
Pesquisas mostram que as pessoas estão cada vez mais dependentes dos smartphones, e essa realidade pode ser aplicada de forma positiva e construtiva, através de conteúdos oferecidos pelo EL. Para isso, é preciso disciplina e foco, para evitar que a distração sugerida pelos aplicativos das redes sociais instalados nos smartphones atrapalhe o processo de aprendizagem.
O EL é muito eficaz na geração de bons resultados, pois pode ser praticado em qualquer lugar e em qualquer momento. Além disso, os conteúdos propostos podem ser consumidos por qualquer pessoa, pois não são apresentados como os rigores das disciplinas acadêmicas das universidades, por exemplo. Essa liberdade do processo de aprendizagem on-line permite a expansão criativa das possibilidades, se for fundamentada em uma forte autodisciplina. A possibilidade de customização dos cursos de EL para a realidade específica de cada aluno também é uma vantagem importante [1].
De maneira geral, a velocidade de transformação e adaptação dos conteúdos digitais é um diferencial de grande importância, pois permite que esses conteúdos sejam consumidos em grande escala, principalmente nas redes sociais, proporcionando maior prazer no processo de aprendizagem [1]. É importante destacar que o prazer é sempre um aspecto fundamental em qualquer trabalho educacional, pois ele estimula a aprendizagem, favorece a socialização e expande as possibilidades criativas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.
O aspecto mais importante do EL é que ele, de fato, funciona. Nesse sentido, é possível afirmar que o aprendizado on-line pode ser mais eficaz do que o aprendizado tradicional: pesquisas mostram que, em média, os alunos retêm entre 25-60% a mais através do aprendizado on-line do que em ambientes tradicionais de sala de aula. Elas também mostram que, por ser individualizado, o EL aumenta a satisfação do aluno e reduz o seu stress, conduzindo a melhores resultados do processo de aprendizagem [1].
O controle do stress, principalmente após a Covid-19, já é um dos maiores desafios profissionais do nosso tempo. Com o EL, ele é reduzido, e isso pode ser considerado como uma grande vantagem, dentro do vasto contexto da transformação digital, que exige sempre a atualização dos conhecimentos, a disciplina da vontade e a determinação para encontrar oportunidades, a partir da conexão com pessoas de visão expandida, que possuam o autêntico desejo fazer a diferença diante dos dolorosos desafios do mundo contemporâneo.
Referência