Ano difícil, mas expectativas são grandes para o Natal

O decorador sanjoanense Daniel Lucas trabalhando nos arranjos natalinos da Loja Tatoni

A maioria do comércio visitada pela reportagem do jornal Gazeta de Vargem Grande para a matéria do Guia de Compras de Natal 2023, fala das dificuldades que está tendo para enfrentar este ano, mas os comerciantes estão esperançosos com o aumento do consumo de final de ano, aguardando que ocorra uma alavancagem das vendas.
Segundo o SEBRAE, as vendas de fim de ano costumam ser um ótimo período para o varejo, com um aumento de consumo que pode ser aproveitado com uma boa estratégia de vendas e marketing. O cenário para o final de 2023 é de recuperação econômica para o país e os consumidores, mas de cautela com gastos para evitar dívidas.
“As projeções para o fim de 2023 têm sido mais otimistas, principalmente para as vendas no comércio varejista. Entre os motivos para que a conjuntura econômica esteja favorável estão: a diminuição da taxa de desemprego, queda da inflação, reajuste do salário mínimo e retomada de programas sociais do governo federal”, consta no site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas consultado pelo jornal.
Para a presente edição, o jornal procurou entrevistar também comerciantes que têm seus negócios nos bairros da cidade, que falaram sobre as expectativas das vendas deste ano, que marca a retomada das festas sem restrições provocadas pela Covid em 2020, 2021 e 2022, esperançosos de uma volta econômica após a pandemia.
Com a autorização do comércio para poder abrir em horário especial desde o dia 1º de dezembro, sexta-feira, a intenção é que durante o período natalino haja mais geração de empregos temporários, dinamizando a economia local.
Também uma série de atividades preparadas pelo Departamento de Cultura e Turismo e da Educação da prefeitura municipal, como a Semana Natalina com várias atrações a partir do dia 16 de dezembro, até o dia 22, quando serão realizadas várias atividades culturais e a Feira Gastronômica, de Artesanato e Exposição e Vendas de Orquídeas na Praça da Matriz, deve contribuir com o prognóstico dos comerciantes que almejam um Natal mais robusto em vendas este ano.

Fotos: Arquivo Pessoal

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui