Guia de Moda: Verão 2024

Mariana Manfredi Cossi - formada em Comunicação Social com diversas especializações em moda

Mariana Manfredi Cossi – formada em
Comunicação Social com diversas
especializações em moda

Olá! Estou muito honrada em mais um ano poder falar aqui sobre o tema que mais aprecio: a moda. Sempre vi a moda como arte e também como expressão de sentimentos. E quando aprendemos a decifra-los, a moda se torna ainda mais interessante e instigante. Ela não é só tendência, a moda é também conscientização. Mas é claro que o principal objetivo da moda é nos divertir e deixar-nos belos. Portanto listei aqui algumas das principais tendências para esse próximo verão, que promete ser realmente quente. 2024 pode vir quente, que nós estamos aqui fervendo!

Deu branco na moda

Foi tendência unânime na maioria das passarelas internacionais de grifes importantes como Valentino, JW Anderson, Hermés, Isabel Marant, entre outras.
A simbologia que carrega a cor branca, num momento tão caótico de guerras e violência no cenário global, vem para simbolizar a paz. E se você deseja transmitir ainda mais frescor e leveza ao look, aposte também em acessórios de cores branca, como óculos, bolsas e chapéus.

As cores do verão

Após um verão super colorido, como foi o de 2023, o próximo será de cores mais sóbrias, tons lavados, terrosos e pastéis. O preto e o vermelho vivo também foram destaques. No geral, cores sóbrias, deixam os looks mais sofisticados, e nos dão mais liberdade para exagerar nos acessórios e complementos. Segundo a plataforma WGSM os pantones Chambray Blue e Pastel Lilac, tons de lavanda, azul bebê respectivamente, serão as cores fortes da estação.

Vermelho

O vermelho também será destaque para o próximo verão.
Ele se mostrou em duas variações principais: uma mais aberta, bastante vista nos desfiles da Hermés e da Balmain e outra mais acerejada, a exemplo no desfile da Gucci.
O vermelho é sinônimo de empoderamento feminino. Cor forte e cheia de simbologia, ele veio pra ficar nesta temporada.

A transparência roubou a cena

Esse verão será ousado, podem acreditar! As altas temperaturas favorecem o uso de peças mais leves, e tecidos que respiram melhor. Juntando o sex appeal e o movimento feminista, temos corpos à mostra e sensualidade extrema desfilando nas ruas e passarelas. A transparência também aparece em tules estampados, rendas, crochês de pontos largos e telas. Os seios muitas vezes ficam em evidência. Mas para as mais discretas vale uma sobreposição por cima dessa transparência, que deixa o look pra lá de estiloso.
E aí, quem vai aderir a essa trend?

Criações Minimalistas 


Uma tendência que tem aparecido muito nas últimas estações é o estilo minimalista. Este vai muito além do vestuário, trata-se de um lifestyle, um estilo de vida, onde o “menos é mais”. As roupas possuem cortes simples, retos e mais sofisticados, os acessórios são mais discretos. O tempo para se arrumar é economizado, pois atualmente a rotina do nosso dia a dia é mais exaustiva. Aqui a moda se torna consciente, pois o consumo é menor, visto que são peças clássicas e atemporais.
O Slow Fashion é sinônimo da tendência minimalista, movimento contrário ao fast fashion que tem perdido força nos últimos anos.

Quiet luxury (Luxo Silencioso) 


Enquanto em temporadas passadas as logomarcas gritavam, agora o verdadeiro luxo é silencioso. As marcas escolheram a direção oposta aos excessos, e tem menos apelo por logomarcas estampadas. Somente quem entende de moda, saberá que “aquela peça” é de determinada grife, esse é o conceito de “quiet luxury”. Qualidade, durabilidade e elegância são suas principais características.

E o cropped?


Tendência que estaria quase saturada foi a grande questão de muitos fashionistas. Afinal, chega de cropped ou não? Minha breve experiência leva a acreditar que esse ano, como último suspiro nas ruas ele veio pro tudo ou nada na forma de faixa. Estreitíssimo e abusado, mais curto do que nunca, ele fará provavelmente sua despedida. Portanto, aproveitem!

O comprimento mini segue forte


Shorts e saias curtíssimos são as trends do momento. Como moda é atitude, a tendência mostra que as mulheres estão cada vez mais seguras para usar o que quiserem e onde quiserem. Ou seja, o comprimento mínimo não é sinônimo de vulgaridade. As hot pants também invadiram as passarelas das semanas de moda, sem nada por cima, elas evidenciam cada vez mais os corpos femininos. Chanel, Gucci e Miu Miu apostaram fortes no comprimento mini.

Bermudas para as mais recatadas


As bermudas neste ano ganharam um novo apelido: jorts (abreviação de jeans shorts). Elas são mais retas, com visual oversized e despojado. Muitos também a chamam de “bermudão”. Os jorts estão sendo muito usados com sapatos mais baixos e meias.

Underwears á mostra


Assim como as hot pants citadas anteriormente, as lingeries em evidência apareceram em muitas produções de alta costura, e os corsetes, em mais uma temporada, são os protagonistas. De inspiração da Idade Média, agora são o que há de moderno em qualquer produção. Uma forma interessante de usar a underwear (lingerie) e não ficar tão ousado, é usá-la por cima de uma camisa ou camiseta. Fica incrível esse truque de style.

Assimetria

Looks com recortes inusitado e assimétricos estão de volta e mais ousados do que nunca. Em diferentes comprimentos, tecidos em formas de sobreposições. A assimetria não respeita limites ou padronagens da costura padrão, e ainda quebram a rigidez de qualquer look, deixando-o bastante descontraído e sexy. A grife homônima da ex Spice Girl, Victoria Beckham apostou alto nessa tendência, teve muita assimetria em tecidos fluidos e em tecidos de alfaiataria.

A volta do balonê


O polêmico balonê está de volta. Este modelo peculiar de saia ficou adormecido desde os anos 2000, mas voltou a aparecer nas passarelas. O estilo extravagante do balonê nunca foi muito bem visto pela maioria das mulheres. Marcante, ele pode ser de difícil uso para quem tem estilo mais clássico. A novidade para esse ano é que ele apareceu não somente em saias, mas também em blusas, calças e casacos.

Moda pé no chão 


É unânime a decisão de que o conforto sempre prevalece. Nas últimas temporadas o salto deixou de ser o protagonista. Papetes, chinelos, sim chinelos, gladiadoras de amarração e as flatforms roubaram a cena nas ruas e passarelas. Os tênis também continuam em alta, depois dos chunkys, é a hora de formas mais baixas e rasas brilharem. Quem voltou com tudo foi o modelo clássico Gazelle da Adidas. Sigam essa dica: apostem em sapatos bem coloridos, uma vez que os looks estão em sua maioria mais sóbrios e monocromáticos.

Bote botas em qualquer estação 
Sim, botas no verão. Pode!
Essa notícia é muito animadora para quem, como eu simplesmente ama usar botas em qualquer estação do ano. Bastou bater uma brisa mais forte, e eu já corro pegar um par de botas para usar com um vestido floral, shorts ou saia. Botas super coloridas e estampadas são a cara do verão. Para quem não gosta de ousar muito, vale investir em um par de modelo chelsea, aquela mais curta com pegada country, e que nunca sai de moda.

Acessórios

Adoro falar sobre acessórios. Se tem uma coisa que levanta qualquer produção é um acessório estiloso e poderoso.
Nesta temporada o exagero será permitido, por isso podem apostar nos tamanhos maxis, ou seja, maxi colares, maxi brincos e braceletes mais grossos e chamativos. Quanto mais, melhor. O destaque fica para o crucifixo, que voltou com tudo, cheio de pedrarias e em tamanhos generosos, ele carrega um ar barroco, e deixa o look muito sofisticado. As bolsas podem ser maxi ou mini, extremamente grandes ou muito pequenas, feitas de diversos materiais. O modelo baguete se destacou, graças ao sucesso da série “Sex and the City” e à personagem Carrie Bradshaw, amante do modelo. Na cabeça, os lenços foram destaques. Amarrados de diversas formas e sempre muito coloridos. Os bucket hat foram eleitos o acessório desse verão. Podem ser usados com um vestido romântico em uma mood mais descolada, no estilo esportivo, e até mesmo na praia, para se proteger do sol com muito estilo. Apareceram em versões coloridas, estampadas e com tecidos de diferentes texturas.

Beachwear Verão 2024

A moda praia é sempre muito aguardada pelas brasileiras. Portanto apostem alto em modelos handmade para este verão. Biquinis, maios e também saídas de praia feitas em crochê, com bordados e aplicações (florais, principalmente), franjas, babados e muita textura. Partes de baixo com cintura mais alta estão ainda em evidencia, assim como os modelos asa delta. Já o famoso cortininha, tradicional em nossas praias, voltou a dar o ar da graça. Outra peça que garante estilo ao beachwear é o kimono. Eles dispensam o uso de cangas, e ficam muito charmosos no look praiano.

Moda masculina

A moda feminina e a masculina sempre andam juntas. As tendências costumam ser as mesmas. Calças chino em cores neutras e mais sóbrias continuam em alta. O estilo old money, visual inspirado na aristocracia das décadas de 50 e 60, também se mantém. O linho mais rústico é ideal e leve para o nosso verão. Looks total white também foram destaques nas passarelas internacionais. Resumindo, a moda masculina caminha no sentido menos radical que a feminina e se costumam se mesclar com tendências anteriores. Ao meu ver, é mais divertido ser mulher (risos!)

Recado Especial

Espero que gostem desse guia, que foi feito com muito carinho.
Gosto de lembrar que a moda é para ser algo divertido, natural e muito pessoal. A criatividade vai de acordo com cada um. Cada estilo é próprio e peculiar. E devemos sempre, respeitar uns aos outros.
Desejo a todos, um ano maravilhoso, cheio de saúde e realizações.
Um abraço, Mariana Manfredi Cossi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui