PM investiga participantes do ‘Rolê do Bololo Natalino’

Nos últimos dias, PM apreendeu 13 motocicletas em Vargem e desde o dia 18, foram aplicados 55 autos de infração. Foto: PM

Na véspera de Natal, no domingo, dia 24, a Polícia Militar recebeu inúmeras reclamações e denúncias de perturbação de sossego, devido a um grupo de motociclistas que estava passeando pela cidade, buzinando e acelerando as motocicletas. Alguns dos motoristas estavam, inclusive, sem capacetes.
À Gazeta de Vargem Grande, o comandante da PM de Vargem Grande do Sul, 2º Sgt PM Keniti, informou que no dia ocorreu um evento chamado ‘Rolê do Bololo Natalino’, que havia sido marcado pelas redes sociais. Em resposta às denúncias, conforme o explicado, a PM iniciou uma intensificação nos patrulhamentos voltados ao evento para restabelecer a ordem na cidade.
“Para conter a perturbação, os policiais militares deram ordens de parada aos motociclistas, usando sinais sonoros e luminosos. No entanto, os motociclistas desobedeceram às ordens e empreenderam fuga em alta velocidade, colocando em risco a segurança dos demais usuários das vias”, disse.
Contudo, durante o acompanhamento policial, um dos motociclistas se separou do grupo e continuou a fuga. “Os policiais militares novamente deram ordens de parada, mas o motociclista não as respeitou, praticando também diversas infrações de trânsito ao longo do trajeto”, comentou.
O acompanhamento policial chegou ao fim quando o condutor perdeu o controle da motocicleta, resultando em uma queda. “O condutor, após ser identificado, tratava-se de um menor de idade, o qual passou por cuidados médicos. O adolescente do veículo acidentado enfrentará as consequências legais pelas infrações de trânsito e irregularidades identificadas, além do risco à segurança pública causado pela perseguição de alta velocidade”, falou.
O comandante informou que a Polícia Militar está monitorando e compartilhando as informações com os demais órgãos de segurança do município para identificar e responsabilizar os envolvidos no tumulto e nas irregularidades relacionadas às motocicletas, inclusive do evento que estão planejando realizar neste domingo, dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo.
Sobre o evento que possivelmente esteja sendo organizado para a véspera de Ano Novo, o comandante informou que a Polícia Militar está monitorando possíveis organizadores e participantes do evento. O 2º Sgt PM Keniti afirmou que a Polícia Militar mantém seu compromisso de garantir a ordem pública e a segurança na cidade.

Crimes
Segundo o informado, participaram do evento aproximadamente 50 motocicletas, entre adultos e adolescentes, muitos acompanhados de suas respectivas companheiras. A Polícia Militar recebeu diversas ligações 190 sobre perturbação do sossego público e direção perigosa de veículo.
Nestes casos, podem ocorrer diversas infrações de trânsito, mas a principal e específica é a do Art 253-A do Código de Trânsito Brasileiro, que trata sobre usar veículo para, deliberadamente, perturbar a circulação na via. A penalidade é multa (20 vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. O valor da multa é R$ 5.869,40.
Além de ocasionar crimes de trânsito, pode-se registrar outros crimes como o da adulteração de sinal identificador de veículo, previsto no Art. 311. O artigo trata sobre adulterar, remarcar ou suprimir número de chassi, monobloco, motor, placa de identificação, ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, elétrico, híbrido, de reboque, semirreboque ou de suas combinações, bem como de seus componentes ou equipamentos, sem autorização do órgão competente. A pena é de reclusão de quatro a oito anos e multa.
O comandante alertou aos que já estão identificados e outros que ainda serão, que a PM irá encaminhar as provas e demais documentações pertinentes à polícia judiciária para responsabilização legal dos crimes praticados por esses infratores.
Caso aconteça alguma perturbação de sossego, basta o munícipe ligar para a PM no 190 e para a GCM no 153, além de registrar o boletim de ocorrência para posterior identificação e responsabilização dos envolvidos.
PM apreendeu 13 motos nos últimos dias
Conforme o informado, a Polícia Militar com as diversas atribuições constitucionais que desempenha está vigilante e atenta às fiscalizações de trânsito no município de Vargem Grande do Sul, incluindo a fiscalização de motociclistas baderneiros que estão trafegando com os escapamentos em desacordo com o estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, cometendo Crimes de Trânsito e Perturbação do Sossego Público.
Desde o dia 18 de dezembro de 2023 até o momento, foram aplicados 55 Autos de Infração de Trânsito e recolhidas 13 motocicletas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui