A Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul fez a entrega do Título de Cidadão Vargengrandense ao arquiteto Vinícius Périco Mascarin, na quarta-feira, dia 18. A honraria, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, foi entregue às 19h30, por indicação do vereador e presidente da Câmara, Guilherme Contini Nicolau (MDB), aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, na sessão do dia 1º de agosto.
O Título de Cidadão, compara o homenageado a uma pessoa nascida no município e que se distingue no cenário social, cultural, administrativo, econômico, religioso ou qualquer outra atividade que realizou no engrandecimento da comunidade de Vargem Grande do Sul.
A solenidade foi prestigiada pelos pais do homenageado, José Luís e Carla, sua irmã Vitória Mascarin, os vereadores da Câmara, prefeito Amarildo Duzi Moraes (Sem partido), vice-prefeito Celso Ribeiro (Podemos), a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Márcia Iared, além de familiares e amigos. Várias autoridades presentes fizeram uso da palavra enaltecendo as qualidades do novo cidadão vargengrandense e parabenizando a Câmara Municipal pela outorga do título.
A biografia de Vinícius Périco Mascarin foi lida na Câmara Municipal, durante a solenidade. Ele nasceu em 29 de outubro de 1992, em São Carlos. Seus pais são naturais de São Sebastião da Grama e netos de imigrantes italianos. Em fevereiro de 1994, com 1 ano, Vinícius mudou-se com a família para Vargem Grande do Sul.
Desde cedo, demonstrou interesse e aptidão pelas artes, e estimulado pela mãe, aos 7 anos iniciou aulas de pintura com o artista plástico vargengrandense Gregório Pasquini. Na época, ele dizia querer ser pintor de quadros. Aos 12, resolveu ser arquiteto. Na infância, estudou no colégio O Caracol e depois, no colégio Dom Pedro II. Aos 15 anos, passou a estudar em São João da Boa Vista, onde concluiu o ensino médio no colégio Anglo São João. Após passar em diversos vestibulares, aos 18 anos, escolheu a renomada Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), em São Paulo, para cursar Arquitetura e Urbanismo.
Aos 23 anos, voltou para Vargem, onde abriu seu primeiro escritório de arquitetura e, enfrentou todos os desafios de um início de carreira. Fez projetos, vendeu puxadores e criou uma linha de perfumaria para casa, com garra suficiente para fazer com que as atividades do seu ambiente de trabalho frutificassem.
Em junho de 2016, sofreu um acidente de carro. Passagem marcante que ocorreu no dia do Sagrado Coração de Jesus, e o fato de ter saído inatingido, o fez fortalecer sua fé. Em 2017, com desafios de adaptação, rezou para a imagem do Sagrado Coração de Jesus que ficava no seu escritório pedindo oportunidades de trabalho em São Paulo. Dois dias depois recebeu um telefonema com o convite para participar de um evento, e aceitou sem perguntar maiores detalhes.
Em 23 de maio de 2017, aconteceu o que considera o grande divisor de águas em sua carreira: o Evento Degustar, uma das mais tradicionais mostras do setor de eventos do Brasil, referência em alta gastronomia e decoração de festas. Sua mesa, decorada com joias foi o destaque da edição, o que lhe rendeu espaço em mídia e o fez olhar para este setor que até então não havia sido, por ele, experimentado.
Em julho daquele ano ministrou um curso sobre etiqueta e mesa posta, conforme sugerido por amigos próximos, e ao final de agosto criou o ‘À mesa com Vinícius Mascarin’. Aula teórica e prática, as reuniões eram focadas na boa educação e cultura dos costumes. Foram três edições de sucesso, que movimentou Vargem Grande e região. Era o início do que ele considera o resgate de uma era: a do glamour.
Ao longo dos anos a temática do curso variou, e entre chás, almoços e jantares, Vinícius fomentou a economia. Também promoveu eventos sociais em benefício da Associação Setembro e outras instituições de caridade. As festas de Páscoa, Natal e toda festividade possível era comemorada em grande estilo. “Dresscode”, decoração, gastronomia, tudo reverberou no comércio regional.
Em junho de 2018, participou do seminário “Empretec”, do Sebrae, e seu desempenho lhe rendeu o prêmio de primeiro colocado. Descobriu, ali, sua capacidade de empreender. Em dezembro do mesmo ano, criou a marca Casa Mascarin.
Em 2020, abriu oportunidades de negócios no ramo joalheiro e intensificou suas atividades como arquiteto. Dedicou-se também à construção do que viria a ser o Grupo Mascarin, sede das empresas de sua família. Sempre grato aos pais pela não exigência de sucessão, Vinícius segmentou suas atividades e incluiu toda a família nos negócios.
Em setembro de 2022, os Périco Mascarin inauguram um novo empreendimento na cidade de Vargem Grande do Sul, o Clube Alveare, uma casa de festas para recepções elegantes. Com o novo espaço, atrelado à credibilidade construída através do seu trabalho, Vinícius atraiu para Vargem o olhar de pessoas de fora: São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia, Belo Horizonte, e os sempre fiéis amigos munícipes das cidades vizinhas.
Cerimônia
A solenidade foi muito emocionante e diversas autoridades e familiares do homenageado ocuparam a tribuna. Após entoar o hino do Brasil e também o hino de Vargem Grande do Sul, Lucas Buzato agraciou a todos os presentes com sua apresentação.
Vinícius recebeu a placa de Título de Cidadão Vargengrandense das mãos do presidente da Câmara, o vereador Guilherme, e recebeu um presente da diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Márcia Iared. Ele agradeceu ao vereador Guilherme pela indicação ao Título de Cidadão Vargengrandense, bem como a todos os vereadores que aprovaram e todos que prestigiaram a solenidade.
Fotos: Reportagem