Prefeitura verifica denúncia de possível maus-tratos de cães

Cães aparentam ser da raça Pitbull. Foto: Arquivo Pessoal

Após a matéria publicada na última edição sobre os cachorros, aparentemente da raça pitbull, que estariam em possível situação de abandono, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente tomou conhecimento do caso e compareceu ao local.
À Gazeta de Vargem Grande, a prefeitura informou que o departamento esteve no local e constatou que haviam dois cachorros da raça pitbull no corredor do imóvel. “Os animais aparentavam estar com peso abaixo do normal e o macho apresentava dermatite em partes do corpo”, disse.
Em seguida, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente foi ao trabalho do proprietário dos animais, onde foi informado pelo mesmo que ele havia se mudado, indo morar com sua irmã. “Porém, não tem como deslocar os animais pra lá por falta de espaço. Informou que dá assistência aos animais praticamente todos os dias, exceto quando está em viagem a trabalho, ocasião em que seu genitor assume essa tarefa. Disse que está cuidando do problema de pele do cachorro macho, porém por ser albino, acredita que o tratamento é dificultado, mas que estaria levando o mesmo ao veterinário”, comentou.
Segundo a prefeitura, o proprietário no mesmo dia levou o cachorro ao veterinário, o qual está sendo submetido a tratamento de pele, enviando fotos do atendimento e receituário dos medicamentos ao departamento. “Este Departamento não constatou situação de abandono propriamente dito ou mesmo ocorrência de maus-tratos, uma vez que o proprietário prontamente prestou informações, sendo certo que peso reduzido e problema de pele podem ser decorrentes de outros problemas de saúde que os animais estejam enfrentando”, explicou.
A prefeitura pontuou que maus-tratos a animais silvestres ou domésticos é crime previsto na Lei14.064/2020 e deve ser denunciado por qualquer cidadão que tenha presenciado o ato aos Órgãos que detêm o poder de polícia. No município, os maus-tratos poderão ser denunciados à Polícia Civil pelo telefone 3641-1030 e à Polícia Militar, pelo disque denúncia 190.
Em se tratando de animais silvestres, as denúncias poderão ser feitas no IBAMA, pela Linha Verde, no número 0800.61.8080 ou e-mail: linhaverde.sede@ibama.gov.br.
Outro órgão que atende o Estado de São Paulo e que encaminha a denúncia para a delegacia mais próxima é a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) pelo site ssp.sp.gov.br/depa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui